O Abismo da Marca
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Sua marca não é o que você diz que é. É o que os outros falam dela.
Para a newsletter de novembro, achamos que seria uma boa ideia dar uma dica de leitura para os empreendedores que querem saber mais sobre gestão de marcas. Mas daí vem a pergunta: “Você tá falando de marca-logotipo ou de marca-negócio?”. Nesse caso, estamos falando das duas!
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The Brand GAP. O Abismo da Marca.
Como Construir a Ponte Entre a Estratégia e o Design.
Como Construir a Ponte Entre a Estratégia e o Design.
Esse foi o primeiro livro lançado por Marty Neumeier, em 2003 (mas as novas edições são sempre atualizadas). Até hoje já são oito títulos, e ele não deve parar tão cedo :)
Somos fãs desde 2006! Sua linguagem é direta e descomplicada, o que nos inspirou bastante na comunicação com nossos próprios clientes.
Somos fãs desde 2006! Sua linguagem é direta e descomplicada, o que nos inspirou bastante na comunicação com nossos próprios clientes.
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A proposta de Neumeier foi apresentar a construção de marca de uma forma compacta e acessível. Em geral, os livros sobre branding podem ser divididos em dois tipos: os de abordagem estratégica e os direcionados aos profissionais criativos. Com The Brand Gap, Neumeier conseguiu mostrar que, na prática, quando estratégia e design trabalham juntos o resultado é sempre otimizado.
Basicamente o autor divide a construção de marcas em cinco disciplinas essenciais:
1. Diferenciação, resultado de um posicionamento único.
2. Colaboração entre diferentes disciplinas.
3. Inovação, com um serviço, produto ou experiência capaz de modificar o mercado.
4. Validação da nova proposta pela aprovação ou feedback do usuário.
5. Cultivo, incorporando os valores da marca por toda a empresa.
Basicamente o autor divide a construção de marcas em cinco disciplinas essenciais:
1. Diferenciação, resultado de um posicionamento único.
2. Colaboração entre diferentes disciplinas.
3. Inovação, com um serviço, produto ou experiência capaz de modificar o mercado.
4. Validação da nova proposta pela aprovação ou feedback do usuário.
5. Cultivo, incorporando os valores da marca por toda a empresa.
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A mensagem mais impactante do livro é: "Uma marca sem foco é tão genérica que não representa nada. Uma marca com foco, ao contrário, sabe exatamente o que é, o porquê é diferente e porque as pessoas a desejam."
Ter foco representa uma grande economia de energia, tempo e dinheiro.
Por isso, na metodologia da Eye Design, é tão importante que no início dos projetos a gente possa se dedicar ao estudo da estratégia – em vez de começar diretamente pelo design. Apesar do cliente estar ansioso para resolver seu problema imediato, essa solução é sempre mais certeira e o resultado, muito mais rico.
Por isso, na metodologia da Eye Design, é tão importante que no início dos projetos a gente possa se dedicar ao estudo da estratégia – em vez de começar diretamente pelo design. Apesar do cliente estar ansioso para resolver seu problema imediato, essa solução é sempre mais certeira e o resultado, muito mais rico.
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