![](https://cdn.myportfolio.com/c79ba3bbc7505e267a6e50940fc5c473/ac64ecf5-4b18-4a50-959b-763202bb6869_rw_1200.png?h=d0f1cf442d53ff2ca6873b4aaf41ef18)
![](https://cdn.myportfolio.com/c79ba3bbc7505e267a6e50940fc5c473/cf30cfcb-430c-4c4b-82a5-2b867578cc43_rw_1200.png?h=429f46e346bda8ec9c2e3cf4c0a998b0)
Quando compramos um produto, dificilmente pensamos no porquê daquela escolha. Vamos às compras com uma lista na mão, quase no automático. Já nos acostumados a comprar uma determinada marca, ou determinado modelo, e assim continuamos a fazer. Por que será que escolhemos um produto em vez de outro? É a marca? É o visual da embalagem? Ou o material utilizado?
![](https://cdn.myportfolio.com/c79ba3bbc7505e267a6e50940fc5c473/1192d68d-e95e-4e9b-a0c7-aefcfa3c00d4_rw_1200.png?h=dab70bb2efe879a0fca8314a6add660e)
As embalagens podem ter vários objetivos, por exemplo, proteção contra impactos, preservação da temperatura ou comunicação com o público. Para isso, ela tem que ser planejada com atenção. As premissas do produto devem ser elencadas e estudadas em profundidade. Assim, o designer pode avaliar as possibilidades no uso de cores, tipografias, elementos gráficos e materiais mais indicados para que o produto tenha destaque e seja entendido/percebido de forma correta no ponto de venda.
E se você quiser exportar o produto? Existe alguma norma definindo o tipo ou tamanho de embalagem a ser utilizada? A nova embalagem deve ser aprovada por algum órgão antes de ser lançada? O produto precisa de instruções de uso ou tem informações obrigatórias?
![](https://cdn.myportfolio.com/c79ba3bbc7505e267a6e50940fc5c473/cf4c76a4-18d6-4e02-ab86-5bbdda24a260_rw_1200.png?h=967f7078af99c29df438f40e8528a2f4)
Num mercado globalizado, é essencial pensar em como seu produto vai disputar espaço com os grandes players, já que possuem mais recursos para investir em boas embalagens e propaganda.
Como você pode ver, a elaboração de uma embalagem é bem mais complexa do que um simples invólucro. Por isso, ela deve ser planejada e desenvolvida em conjunto com profissionais de design que entendam o seu negócio e sua marca. Essa combinação de expertises é o pacote mais indicado para o sucesso de seu produto.
Como você pode ver, a elaboração de uma embalagem é bem mais complexa do que um simples invólucro. Por isso, ela deve ser planejada e desenvolvida em conjunto com profissionais de design que entendam o seu negócio e sua marca. Essa combinação de expertises é o pacote mais indicado para o sucesso de seu produto.
Quer falar com seu cliente ideal de forma estratégica e criativa?
Para receber os próximos artigos do blog em primeira mão
![](https://cdn.myportfolio.com/c79ba3bbc7505e267a6e50940fc5c473/9e0e4430-7ccd-4bf2-9578-f354ae990d13_rw_1200.jpg?h=0a5868c1c64cd408d3267cdbdb7c6a7b)