Uma Nova Marca
A gente sabe que é difícil encontrar tempo de “olhar para dentro” da empresa. 
Acabamos priorizando o trabalho operacional em vez do estratégico, apesar de sabermos da sua importância para a sustentabilidade do negócio.
Há uns anos decidimos mudar essa situação, dedicando tempo para estudar e planejar o futuro da Eye Design. Pensa que isso é só para os grandões do mercado? Claro que não!
Lendo um artigo inspirador da Justine Clay, pensamos em dividir com vocês os passos para aprimorar a marca de seu negócio. Sabe quando parece que a marca já não reflete o que empresa é hoje – ou ainda, aquilo que a empresa quer se tornar? Esse processo de mudança da marca se chama rebranding.

A ideia aqui é atrair seus melhores clientes de forma planejada e eficaz. Vamos lá?

1. Lista de objetivos
Nesse momento ainda é cedo para pensar em novo site, nova marca ou publicidade. O importante é saber o que precisa ser mudado:
· Sua marca reflete sua empresa e sua oferta?
· Como sua empresa seria bem sucedida?
· O que seu cliente está tentando resolver? Como seu negócio pode ajudar?
· O que eles precisam ver, ouvir e receber de sua empresa para saber disso?
As respostas vão apontar se sua empresa precisa de um novo posicionamento no mercado. Se for necessário, a nova estratégia vai ajudar a definir novas ofertas, preços, formas de venda, além de uma nova marca, identidade visual e forma de comunicação.

2. Pontos de contato da marca
Cada encontro do cliente com a sua marca serve para que ele forme uma imagem, a Marca do negócio. O uniforme do entregador, o texto do post, a forma de embalar, o e-commerce – são todos exemplos de interações, bem distintas, que carregam um pedacinho da opinião que vai se formar sobre sua empresa. Por isso, todas elas precisam fazer sentido na percepção do cliente, para que ele decida se vai mesmo comprar de você.
Se você fizer uma lista com as interações possíveis entre seus clientes e a empresa e, em seguida, colocá-las em ordem de importância ou de preferência deles, vai poder definir as prioridades no processo de rebranding. Nessa auditoria de marca, analise como os pontos de contato atuais se relacionam em termos de linguagem visual e verbal. Existe uma conexão ou eles parecem pertencer a negócios diferentes? Quais deles tem o melhor desempenho?

3. Análise do posicionamento
A gente já sabe que “quem quer agradar a todos, não agrada a ninguém”, certo? Por isso é essencial saber quem é o seu melhor cliente, aquele em quem você vai focar sua comunicação, seu produto e seu serviço. Ou seja, quem compra mais daquilo que você faz melhor? Descubra:
· O que eles querem resolver
· Como as pessoas vão se sentir depois que você as ajudar (mais tranquilas, bonitas, fortes, conectadas, saudáveis, confortáveis, felizes, seguras, confiantes…) 
· O que eles usam se não te contratarem (pode ser um concorrente direto ou uma alternativa)
· Quais outras empresas eles contratariam e como elas se posicionam
· Quais marcas inspiram você e por quê
· Que produtos e serviços sua empresa oferece hoje e a médio prazo

4. Escolha de parceiros
Provavelmente você não vai fazer tudo sozinho – até por que a base de um negócio ou marca de sucesso é a capacidade de terceirizar o que não é sua especialidade. Reserve um tempo para analisar suas capacidades, seus objetivos, pontos de contato e a auditoria da marca para montar sua equipe de trabalho. Pode ser contratando profissionais autônomos ou então uma agência de design.
Descubra quem criou as marcas e sites que você mais gosta, peça recomendações, veja os portfolios e peça referências. Com seus nomes preferidos em mãos, marque conversas para sentir o nível de sintonia com cada um deles, explicar seu projeto e pedir propostas de orçamento.

5. Orçamento e cronograma
Defina qual o tempo e a verba disponíveis para o projeto de rebranding, contando com a criação e a produção dos novos itens para a marca. Pense também no que é prioritário fazer e naquilo que pode esperar. Com essas informações, você e a equipe vão trabalhar com mais tranquilidade e consciência do que é ou não possível realizar no tempo combinado.
Com o ok de todos, defina os prazos para cada fase do projeto, além de providenciar o que for necessário para que o trabalho seja realizado.

6. Plano de implantação
É aqui que os passos 1 e 2 se mostram importantes. Com base nas prioridades da marca, você pode fazer um pouco de cada vez. Isso vai permitir gerenciar os recursos da empresa ao longo do tempo.

7. Conteúdo
Com base no passo 3, é hora de criar o conteúdo que vai fazer o cliente ideal se interessar por sua oferta. Os pontos de contato da marca devem envolvê-los naquele sentimento que você deseja inspirar – seja ele intimidade, diversão, energia, poder ou bem-estar por exemplo – tornando sua marca irresistível!
O design gráfico traduz esse conteúdo por meio da linguagem visual criada (pelas cores, formas, imagens etc.), potencializando a força da sua marca e apresentando seu posicionamento da forma mais rápida – pela visão!
Esses passos podem ajudar a obter clareza sobre o que seu negócio oferece, quem são seus clientes ideais e como eles devem se sentir em relação à sua marca. Se não quiser fazer isso sozinho, podemos trabalhar com você desde o passo 1.